Angiologista 

A angiologia é uma especialidade médica dedicada a cuidar do sistema circulatório, que é formado por vasos sanguíneos (veias e artérias) e vasos linfáticos.

No Brasil, atuando juntamente com a cirurgia vascular, o angiologista tem a responsabilidade de estudar e diagnosticar as doenças vasculares que possuem tratamento clínico, ou seja, sem cirurgias e o cirurgião vascular corrige as doenças por meio cirúrgico.

A angiologia é muito procurada para tratamentos de varizes, microvarizes e vazinhos que afetam a maioria das mulheres, interferindo na saúde e na estética. A especialidade do angiologista é tratar as doenças circulatórias em sua fase inicial e, também, realizar a prevenção delas, orientando a medicação, os cuidados com a alimentação e hábitos saudáveis.

Outras doenças diagnosticadas pela angiologia são: acidente vascular cerebral (AVC), trombose venosa, aneurismas, pé diabético, lesões das artérias carótidas, síndrome de Raynaud, arteriosclerose, fístulas arteriovenosas, neuropatia diabética, entre outras.

 

Quando a doença já está em um estágio avançado ou o quadro se agrava, o angiologista avalia o caso e orienta a ação junto ao cirurgião vascular.

A consulta com um angiologista é muito importante, pois a avaliação dele é essencial para se ter um diagnóstico precoce de doenças vasculares sendo mais fácil de se tratar, pois quanto mais avançado for o quadro clínico do paciente, mais difícil será o tratamento.

As doenças dos vasos sanguíneos e linfáticos são quase sempre silenciosas, pois os sintomas só aparecem quando estão em estágios mais avançados. Por isso é importante buscar a prevenção.

©2018 by Acesso Saúde.